As várias faces do amor

”Chocolate”, drama da Netflix fascina e cativa o público com uma história de amor que atravessa muitas barreiras

Imagem/Divulgação

A Netflix passou a investir na produção de doramas depois de notar um crescimento significativo no interesse do público por esse tipo de entretenimento. Dramas como ‘’Pousando no amor’’, ‘’Para Sempre Camélia’’ e ‘’Tudo bem não ser normal’’ tiveram uma boa recepção no Brasil, muito se deve à popularidade dos grupos de K-POP, já que diversas trilhas sonoras tem músicas desses grupos e até alguns desses artistas no elenco dos dramas. ‘’Chocolate’’ foi lançado em novembro de 2019 e seu último episódio foi ao ar em janeiro de 2020. Com cenas gravadas na Grécia e na Coréia do Sul, com episódios durando cerca de 60 minutos.

A história de Moon Cha Young (Ha Ji Won) e Lee Kang (Yoon Kye-sang) começa na infância, de uma forma inusitada. O garoto morava com a sua mãe numa pequena cidade litorânea, onde eles tinham um restaurante e um dia recebem a visita de uma garotinha faminta. Comovido, ele alimenta a menina com a deliciosa comida do restaurante. Ela come com prazer e se emociona com a gentileza de Lee Kang, a partir disso surge uma grande história de amor. A pequena Moon Cha Young vivia com seus pais e seu irmão e constantemente era forçada a passar fome para se manter magra para participar de concursos de beleza.

As duas crianças combinam de se encontrar novamente no restaurante mas o destino decide separá-los. Kang tem que se mudar para Seul com a mãe sem poder nem sequer se despedir de Moon Cha Young. Pouco tempo depois a mãe de Kang morre num acidente no qual a pequena menina estava presente também e pouco antes de falecer, ela faz uma pequena gentileza para a criança, oferecendo um chocolate para a menina e aquilo a faz se lembrar do amor perdido da pequena cidade litorânea. Muitos anos se passam e ela decide se tornar uma Chef. O que para ela trouxe esperança e uma nova perspectiva de vida, trouxe dor para Kang, que decide deixar a cozinha de lado e se tornar um médico.

Kang vem de uma família com muito dinheiro, extremamente conservadora que brigam muito por status e poder. Eles são donos de um hospital renomado em Seul e há muita pressão em cima de Kang para ser mais do que perfeito em seu trabalho como neurocirurgião, pois desde a infância é comparado com seu primo, que também é médico, e brigam pelo amor e atenção da avó, que é a dona do hospital. Um acidente de trabalho acontece e o protagonista é transferido para outra unidade, que é um hospital para pacientes terminais, ”uma casa de repouso”, um lugar que é tido como inferior e irrelevante. Mas é justamente lá que os caminhos da chef e do médico se cruzam novamente, e isso traz novos desafios para ambos, pois Moon Cha Young perdeu uma parte de sua memória por causa da trauma sofrido naquele acidente da infância.

Os pratos são uma atração à parte, pois cada um deles conta a história de um personagem e são carregados de memória afetiva e muito amor. Cada um dos pratos mostrados no dorama tem um significado especial e estão diretamente ligados ou aos protagonistas (o chocolate, por exemplo) ou a um dos personagens do dorama, desde os pacientes até o diretor do hospital e os familiares de Kang. Segundo o antropólogo norte americano Sidney Mintz, os hábitos alimentares são veículos de profunda emoção. Para o autor, a comida e o comer são centrais no aprendizado social por serem atividades vitais e essenciais, embora rotineiras. O francês Marcel Proust atribuiu ao olfato e paladar o poder de convocar o passado. Tudo isso reforça a relação desses personagens e a afetividade e memória ligada à esses pratos. ”Chocolate” é mais do que uma história de amor, é uma história de amizade, superação, sobre se perder para poder se encontrar, é olhar para si mesmo e enfrentar seus demônios.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s